(fonte: Blog da Versátil)
Pensei em usar a máquina de lavar/secar na opção "esterilização" mas a etiqueta fala que não pode secar em tambor !!!
Novamente, vamos recorrer ao santo Google ...
Achei um passo a passo de como se lavar roupa a seco em casa: usando álcool ou varsol
Lavagem a seco de lãs e malhas. As roupas de lã e malhas podem ser lavadas a seco, mas deve confirmar sempre os símbolos de lavar a roupa na etiqueta interior (poderá ter a indicação escrita dizendo "lavagem a seco" ou poderá estar representada por um símbolo de um círculo). Para lavar este tipo de tecidos poderá utilizar álcool comum e seguir os seguintes passos:
- Coloque numa bacia as roupas que pretende lavar, de seguida coloque álcool até ficarem cobertas. Esfregue suavemente nas partes que tiverem sujas ou com manchas. Escorra o álcool, torça a roupa e repita este procedimento acrescentando novamente álcool.
- Após torcer novamente a roupa, deverá retirar o excesso de álcool com uma toalha.
- Deverá colocar a roupa a secar à sombra e num sítio arejado.
Lavagem a seco de ternos e peças de seda pura. Os ternos e peças de seda podem ser lavados a seco, no entanto lembre-se sempre de verificar na etiqueta interior. Para lavar este tipo de tecidos poderá utilizar o solvente Varsol e seguir os seguintes passos:
- Coloque a roupa que pretende lavar numa bacia e despeje Varsol até cobrir a roupa a ser lavada. Deverá deixar a roupa de molho por aproximadamente uma hora.
- De seguida, torça a roupa e utilize uma toalha para absorver o produto todo.
- Deixe a roupa secar à sombra e num local arejado, para que o cheiro a solvente saia da roupa, o que pode levar entre 2 a 3 dias.
- Não deverá passar a ferro diretamente sobre o tecido, deverá colocar papel manilha ou um tecido fino entre o tecido e o ferro e passar sem vapor.
Evite uma exposição prolongada com este solvente e siga as instruções da embalagem do produto, evitando assim riscos para a saúde.
Continuar lendo: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-lavar-suas-proprias-roupas-a-seco-em-casa-3407.html#ixzz2tVynNuTA
Como eu desconfio que o Varsol seja um produto potencialmente poluidor ... não pretendo usá-lo em casa.
Fiz um teste com um terno antigo do Pedro e usei álcool... muito álcool !!! Aparentemente o tecido está ok... e acho que vou tentar usar este método ao invés de recorrer à lavagem em lavanderia/tinturaria.
De qualquer maneira, vou imprimir uma cópia dos símbolos das etiquetas e deixá-los ao lado da máquina de lavar... não custa nada, certo ?
beijos
